SALVA RACING VENCE A PRIMEIRA DO CEKI 2024

SALVA RACING VENCE A PRIMEIRA DO CEKI 2024

No dia 16 de março, o CEKI – o maior campeonato de Endurance de kart do Brasil – teve a sua primeira etapa na temporada 2024, uma prova de 6 horas de duração, que já começou com recordes, seja na quantidade de karts em pista, seja na quantidade de pilotos inscritos.

Foram 85 karts em pista, quantidade que iguala o maior Endurance de kart do mundo, o CEKI 12 HORAS. Além dessa grande quantidade de karts em pista, 459 pilotos se credenciaram no evento, recorde para provas de 6 horas de duração.

Antes do início da prova, a ONE ENERGY DRINK, patrocinadora do evento, trouxe os campeões de 2023 e o grande troféu do CEKI de helicóptero para a pista. Fabio Berns e Luiz Santiago representaram a UNIKART RACING/T-LAP ao descer do helicóptero com o troféu em mãos. Já na pista a o carro madrinha da prova, uma Mercedes SLS esperava a formação do grid composto por 85 karts.

O clima úmido e muito quente colocou todos a prova, uma das etapas mais quentes do CEKI em 8 anos de disputas. Na primeira hora muitos pilotos sofreram com o desgaste físico por conta da alta temperatura.

A nova temporada também trouxe mudanças no regulamento, processos diferentes que fizeram as equipes mudar suas estratégias. A organização também verificou pontos de melhorias e irá trabalhar para que na segunda etapa alguns pontos sejam aperfeiçoados.

Com a pesagem do conjunto, e com o belo trabalho feito pela REIS MOTORSPORTS na equalização dos karts, a disputa ficou ainda mais acirrada em pista. Para a primeira etapa a REIS MOTORSPORT convidou três pilotos, Eduardo Guidi (UNIKART RACING/T-LAP), Bruno Albino (SALVA RACING) e José Matos (ALLIGATORS BODEBROWN), os três auxiliaram a equipe de mecânicos nos ajustes necessários. A REIS MOTORSPORT pretende nas próximas etapas repetir o processo com novos pilotos e novas equipes.

Na classificatória a ALLIGATORS BODEBROWN com seu kart 34 gravou a pole, kart pilotado por JR Oliveira. A segunda colocação ficou com o kart 81 da SALVA RACING, com o piloto Thiago Karsten. Na segunda fila Fabio Mathoso com o kart 97 da RNK ENDURANCE TEAM cravou a terceira posição e Arthur Damiani da 113 KART RACING ficou com a quarta posição. Vale ressaltar que a primeira equipe de kart único no grid foi a ACELERA RACING TEAM que fez a quinta colocadoção com o kart 26.

Durante a prova os karts que receberam o ponto extra por hora liderada foram: UNIKART RACING/T-LAP 11, UNIKART RACING/T-LAP 11, DRAGON ENDURANCE TEAM 48 e KART BROTHER'S 27, cada um dos karts com uma hora liderada. Já o kart 15 da equipe RA KART conquistou dois pontos extras.

O melhor da prova estava por vir, a última meia hora de prova foi expetacular. Os quatro primeiros estavam na mesma volta e a diferença era de apenas alguns segundos. A primeira disputa pela liderança foi entre os karts KART BROTHER'S 27 e o kart RA KART 15, Juliana Petruschky com o kart 27 segurou por 10 voltas os ataques do kart 15, pilotado por Roberto Wuthstrack Jr. Wuthstrack Jr conseguiu a ultrapassagem na volta 263. Ambos continuaram a disputa e seguiram para evitar a proximação do terceiro ALLIGATORS BODEBROWN 31 e do quarto SALVA RACING 81.

Na volta 269 o kart da ALLIGATORS BODEBROWN chegou nos dois ponteiros e na mesma volta ultrapassou os dois ponteiros, Lucas Matos passou com duas manobras limpas os dois karts e buscou se distanciar, nesse momento o kart da SALVA RACING 81 também encostou nos ponteiros.

Na volta 270 o piloto Thiago Karsten da SALVA RACING passa o kart 27 e vai em busca dos dois primeiros colocados. Após 4 voltas o kart 81 da SALVA RACING assume a segunda colocação. Todos ali no kartódromo que já haviam visto uma disputa incrivel com entre os pilotos Roberto Wuthstrack Jr e Juliana Petruschky, passaram a acompanhar outra bela disputa, entre os karts 31 e 81.

José Matos e Thiago Karsten travaram uma disputa que durou nove voltas. Na volta 283 e faltando duas voltas para o final, a SALVA RACING 81 assume a liderança. Na mesma volta o kart 31 acaba rodando após um toque com um retardatário e com isso, acaba a prova em terceiro.

A décima posição da prova foi do kart 96 da equipe paranaense RNK ENDURANCE TEAM. O nono lugar ficou com o kart 68 KARTCAM JOTAP VEICULOS. A equipe paulista RKC IMAB PORTO PENHA 42 figurou na oitava colocação, a sétima e sexta colocações ficaram com a FLORIPA SPEED 71 e 72. O kart campeão de 2023 a UNIKART RACING/T-LAP fechou a prova com a quinta colocação. Na quarta colocação figurou a equipe MDK RACING com seu kart número 2.

Os três primeiros da geral foram, ALLIGATORS BODEBROWN 31, KART BROTHER'S 27 e a equipe vencedora foi a SALVA RACING com seu kart 81. A SALVA RACING repetiu o resultado da primeira etapa do CEKI em 2023 e figura como grande favorita ao título de 2024.

Após a primeira etapa, parece que a disputa pelo título vai ser acirrada, não só a disputa do título como também a classificação para a maior prova de kart do mundo, a CEKI 12 HORAS.

Como é de praxe, o CEKI é um dos eventos no Brasil que mais distribui troféus aos seus participantes. Confira a lista de vencedores:
Prêmio LIVE DO CEKI - RNK ENDURANCE TEAM (melhor layout de carenagem - Maximiliano Portocarrero);
Troféu da Galera - RNK ENDURANCE TEAM (destaque redes sociais);
Equipe Destaque - RKC IMAB PORTO PENHA 42;
Equipe Revelação - TURBO 90;
Melhor Volta - SALVA RACING 81 (Thiago Karsten - 1:07:014);
Melhor Parada - ESCOLA DA VELOCIDADE 53 (10:00:295); e
Pole Position - ALLIGATORS BODEBROWN 34 (JR Oliveira - 1:07:775).

Além dos troféus citados, a primeira prova também reservou a premiação das equipes que possuem apenas um kart na competição e a disputa foi acirrada. A BUGSCAR 49 levou pra casa o troféu de sexto colocado entre as equipes com apenas um kart. O kart 25 da PG RAPTORS obteve a quinta colocação na competição de karts unicos. A quarta colocação ficou com o kart 21 da equipe paulista CA KART. A equipe de Florianópolis, a ACELERA RACING TEAM obteve a terceira colocação com o kart 26.

A segunda colocação ficou a equipe TEAM PICOLE, que liderou por boa parte da prova, porém se envolveu em um acidente o que impediu a vitória. Por fim, a vencedora foi a já campeã do CEKI, a TKT 22. Além de vencer a disputa das equipes com apenas um kart, a TKT também obteve o décimo primeiro lugar no geral.

A classificação geral do CEKI 2024 ficou da seguinte maneira (TOP 10):
1 - 81 SALVA RACING / YAS 53 pts
2 - 27 KART BROTHER'S 49 pts
3 - 31 ALLIGATORS BODEBROWN 46 pts
4 - 2 MDK RACING 44 pts
5 - 11 UNIKART RACING/T-LAP 43 pts
6 - 72 FLORIPA SPEED 40 pts
7 - 71 FLORIPA SPEED 39 pts
8 - 42 RKC IMAB PORTO PENHA 38 pts
9 - 68 KARTCAM JOTAP VEICULOS 37 pts
10 - 96 RNK ENDURANCE TEAM 36 pts

Veja como foi a primeira etapa de 2024:


Para mais informações sobre o CEKI, acesse www.ceki.com.br
REGULAMENTOS: https://www.ceki.com.br/p/regulamentos.html
ARQUIVOS: https://www.ceki.com.br/p/arquivos.html
VALORES: https://www.ceki.com.br/#price
CADASTRO e INSCRIÇÃO: http://sistema.raracing.com.br/visitante/ceki
YOUTUBE: RA RACING TV YOUTUBE

CEKI

O Campeonato de Endurance de Kart Indoor (CEKI), é a maior competição de kart do sul do Brasil. O CEKI conta com 4 etapas, todas realizadas do Kartódromo Internacional Beto Carrero e a organização do evento sempre prepara muitas atrações para os pilotos e familiares, sendo assim, uma grande festa do automobilismo brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Envie-nos um Email

Endereço

Conheça o Circuito

O kartódromo Beto Carrero foi inaugurado em dezembro de 2011, ao receber as já consagradas 500 Milhas de Kart, prova de longa duração, que conta com a participação de pilotos das principais categorias do automobilismo brasileiro e mundial.

Site:

www.kartodromobetocarrero.com.br

Telefone:

(48) 984-819-124

E-mail:

contato@raracing.com.br