ENDURANCE 6 HORAS

ENDURANCE 6 HORAS


DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 - A prova de 6 horas de duração, mais 3 (três) voltas e que faz parte do Campeonato de Endurance de Kart Indoor, será regida pelo presente regulamento.

INSCRIÇÃO / TAXA DE INSCRIÇÃO
2.1 - A inscrição no evento será realizada através do site do CEKI (www.ceki.com.br).

2.2 - As vagas são LIMITADAS - LOTE 1 (30 equipes (de 02 a 07 pilotos por equipe)).

2.3 - Os inscritos poderão ser pessoas a partir de 14 anos (menores só poderão participar com a presença do responsável no local do evento), devendo estar em plenas condições físicas e mentais. Não existem restrições referentes ao sexo dos participantes, características físicas serão limitantes caso o participante não possa se acomodar nos karts com segurança.

2.4 - Após preencher e enviar o formulário de inscrição, o responsável pela equipe deverá pagar a taxa de inscrição dentro dos períodos estipulados e deverá assinar o termo de compromisso e autorização do uso de imagem de todos os membros da equipe.

2.5 - Valores e opções de inscrição:
2.5.1 - ETAPA 1 (16 MAR | ENDURANCE 6 HORAS) - R$ 2.400,00 (Dois mil e quatrocentos reais);
2.5.2 - ETAPA 2 (08 JUN | ENDURANCE 6 HORAS) - R$ 2.400,00 (Dois mil e quatrocentos reais);
2.5.3 - ETAPA 3 (14 SET | ENDURANCE 6 HORAS) - R$ 2.400,00 (Dois mil e quatrocentos reais);

2.5.4 - INSCRIÇÃO EM UMA ÚNICA ETAPA (caso a equipe se inscreva em uma única etapa (6H) do CEKI):
PARCELAMENTO (ETAPA 1)
PARCELA 1 - 11 FEV: R$ 1.200,00;
PARCELA 2 - 08 MAR: R$ 1.200,00;
VALOR TOTAL: R$ 2.400,00.

PARCELAMENTO (ETAPA 2)
PARCELA 1 - 11 ABR: R$ 1.200,00;
PARCELA 2 - 13 MAI: R$ 1.200,00;
VALOR TOTAL: R$ 2.400,00.

PARCELAMENTO (ETAPA 3)
PARCELA 1 - 12 JUL: R$ 1.200,00;
PARCELA 2 - 12 AGO: R$ 1.200,00;
VALOR TOTAL: R$ 2.400,00.

2.5.5 - INSCRIÇÃO ETAPA 1 e ETAPA 2 (valor promocional):
PARCELA 1 - 11 FEV: R$ 1.100,00;
PARCELA 2 - 11 MAR: R$ 1.100,00;
PARCELA 3 - 11 ABR: R$ 1.100,00;
PARCELA 4 - 13 MAI: R$ 1.100,00;
VALOR TOTAL: R$ 4.400,00 (desconto: R$ 400,00).

2.5.6 - INSCRIÇÃO ETAPA 1, ETAPA 2 e ETAPA 3 (valor promocional):
PARCELA 1 - 11 FEV: R$ 1.100,00;
PARCELA 2 - 11 MAR: R$ 1.100,00;
PARCELA 3 - 11 ABR: R$ 1.100,00;
PARCELA 4 - 13 MAI: R$ 1.100,00;
PARCELA 5 - 11 JUN: R$ 1.100,00;
PARCELA 6 - 13 JUL: R$ 1.100,00;
VALOR TOTAL: R$ 6.600,00 (desconto: R$ 600,00).

2.6 - A inscrição realizada no LOTE 1, tem direito aos seguintes itens:
2.6.1 - Conjunto (chassi, pneus, motor, combustível e carenagem) (ALUGUEL DURANTE AS ATIVIDADES DO EVENTO);
2.6.2 - Adesivagem da carenagem tem custo adicional de R$ 180,00;

2.7 - Somente serão consideradas inscritas, as equipes que realizarem o pagamento da inscrição e envio do comprovante de depósito para contato@raracing.com.br com NOME DA EQUIPE e NOME DO PILOTO RESPONSÁVEL, será obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição no site, TODOS os participantes da equipe terão que assinar o termo de compromisso e autorização do uso de imagem, informando seus dados pessoais. O termo deverá ser entregue na secretaria do evento, no período da manhã: TERMO DE COMPROMISSO.

2.8 - Caso a equipe opte por realizar o deposito do valor INTEGRAL, o pagamento deve seguir o cronograma de pagamento. Caso, o deposito não seja realizado neste prazo a inscrição estará automaticamente CANCELADA.
2.8.1 - Caso a equipe opte por pagar o valor total de forma parcelada, a equipe deverá realizar os pagamentos dentro dos prazos estipulados no Item 2.5, caso contrário, a inscrição será cancelada, sem direito a devolução do valor.
2.8.2 - Em casos de desistência da equipe, a equipe terá até 30 dias após o pagamento da primeira parcela para solicitar devolução do valor depositado, caso contrário o valor não será mais devolvido, tendo em vista os gastos e compromissos que a organização tem para com os fornecedores.

2.9 - As informações para depósito do valor serão enviadas por e-mail de forma automática em até 48 horas, após realizar inscrição no site.

2.10 - A comissão organizadora não se responsabilizará por qualquer despesa de locomoção, alimentação e inscrição para a participação do piloto.

2.11 - O credenciamento dos pilotos será feito via site (www.ceki.com.br). O acesso à área de credenciamento será feito pelo chefe de equipe. O prazo limite para o credenciamento online é de 72 horas que antecede a data da etapa. Caso a equipe não respeite esse prazo, largará na última colocação, se mais de uma equipe se enquadrar nessa punição, as posições no final do grid de largada serão definidas por sorteio. Após o envio, cada equipe terá o direito de realizar 1 (uma) alteração (inclusão, exclusão ou troca) em seu credenciamento. Após a retirada dos kits, não será aceita qualquer alteração.
2.11.1 - Os pilotos e chefes devem se cadastrar no portal: sistema.raracing.com.br.

2.12 - OBRIGATÓRIO: Cada equipe deve levar 1 (uma) cesta básica de alimentos não perecíveis. Caso a equipe não leve 1 (uma) cesta básica, a mesma só poderá participar do evento mediante pagamento de R$10,00 reais por piloto inscrito (valor convertido em alimento para doação).

TRAÇADOS
3.1 - Os traçados serão divulgados 5 dias antes do evento.


TREINO CLASSIFICATÓRIO
4.1 - Os karts serão dispostos em ordem definida pela direção de prova no parque fechado.

4.2 - Treino será realizado de acordo com o CRONOGRAMA. A equipe deve nomear um piloto para realizar a tomada de tempo no credenciamento via site.

4.3 - No momento da pesagem do piloto será realizado o sorteio do kart que será usado pela equipe na classificação, o auxiliar deverá acessar o parque fechado para a colocação do lastro no kart sorteado. Este procedimento será fiscalizado pelos comissários técnicos.

4.4 - A classificação terá duração de 5 (cinco) minutos, após o encerramento da classificação, o piloto deverá regressar ao parque fechado para que seja feita a conferência de lastro.

4.5 - Não será permitido que o mesmo piloto realize a tomada de tempo das duas equipes que estiver inscrito (um piloto diferente por kart). Não será permitida a realização da tomada de tempo por um piloto que não esteja inscrito na equipe.

4.6 - Para o procedimento de classificação e largada os pilotos devem se apresentar com o equipamento completo para fazer a pesagem e iniciar o procedimento de box. Após o horário estipulado no cronograma a balança estará fechada, sendo o piloto impossibilitado de realizar a classificação. Em caso de filas, será levada em consideração a hora de chegada na fila. Este procedimento será controlado por um comissário.

4.7 - A equipe que não participar do treino classificatório largará na última colocação, se mais de uma equipe se enquadrar nesta situação, as posições no final do grid de largada serão definidas por sorteio.

4.8 - No treino classificatório é obrigatório que o piloto coloque a tornozeleira com o sensor na perna DIREITA.

4.9 - Não será permitida a troca de kart durante a classificação, caso o piloto entre para o box, não poderá regressar à pista.

4.10 - As equipes serão agrupados em dois grupos por meio de sorteio, cada grupo terá 5 minutos para realizar o treino classificatório. Caso a quantidade de equipes seja impar, o GRUPO A será formado por metade das equipes participantes mais uma equipe.

4.11 - No treino classificatório não será permitido a formação de pelotões de karts, nos quais haja contato entre karts adjacentes. Caso a formação de pelotão e o contato entre karts ocorra, os karts empurradores, serão desclassificados da tomada de tempo e se enquadrarão no Item 4.7.

4.12 - Peso mínimo do piloto: 90 kg (Piloto e lastros, se necessário).

4.13 - Não serão usadas carenagens na classificação.

FORMAÇÃO DO GRID
5.1 - O piloto que realizar a classificação por sua equipe, obrigatóriamente também será o responsável por realizar a largada da sua equipe.

5.2 - Após a classificação os pilotos devem permanecer no parque fechado.

5.3 - Antes de se dirigir para pista, para o procedimento de largada, os karts serão novamente sorteados.

5.4 - No momento denominado FORMAÇÃO DO GRID (Cronograma), o piloto que irá participar da largada e os 2 (dois) auxiliares da equipe serão liberados para colocação do lastro e carenagem no kart que será utilizado na largada. O piloto irá sair do parque fechado e se posicionar no grid, de acordo com a direção de prova. Apenas 1 (um) auxiliar será liberado para permanecer na pista, após a cerimônia de abertura, para procedimento de largada e deve aguardar na pista no lado oposto aos pilotos. A liberação do auxiliar será informada pelo sistema de som.

5.5 - O piloto responsável por realizar a largada, deve ter cuidado com questões fisiológicas, deve se preparar para o procedimento, pois a organização não permitirá que o piloto no parque fechado e pista saia destas áreas. O não cumprimento acarretará em penalização de acordo com a análise da comissão desportiva.

DA PROVA/LARGADA
6.1 - A prova terá duração de 6 (seis) horas + 3 (três) voltas.

6.2 - A largada será estilo Le Mans, que consiste em enfileirar os karts em posição diagonal (45º), ao lado da pista, com o motor ligado, enquanto os pilotos ficam de pé ao lado da pista do lado oposto ao dos karts. Ao sinal da Direção de Prova, todos os pilotos saem correndo em direção aos seus karts, dando início a prova.

6.3 - Os karts devem estar ligados e seguros pela borracha de proteção por um único auxiliar (o auxiliar poderá manter o kart parado com o pé (É PROIBIDO O AUXILIAR SEGURAR O KART COM AS MÃOS)). Em caso de desrespeito a essa conduta a equipe será punida em 1 (uma) volta.
6.3.1 - O auxiliar deverá permanecer, obrigatoriamente, dentro das áreas demarcadas pela Direção de Prova, só podendo entrar na pista quando autorizado.
6.3.2 - A equipe será responsável pelas atitudes de seu auxiliar podendo tal atitude acarretar sua exclusão ou a desclassificação da equipe.

6.4 - O kart que ultrapassar a linha de demarcação antes do piloto se encontrar sentado no seu banco, será punido em 1 (uma) volta para a equipe.

6.5 - É proibida qualquer manutenção no grid de largada por parte das equipes participantes.

6.6 - Somente após transcorrido cinco horas e trinta minutos (5h30min), será apresentada a bandeira azul para os 3 primeiros, a aplicação se dará ao líder obrigatoriamente. A aplicação do benefício ao segundo e terceiro colocados será efetivada caso estejam na mesma volta do líder.

6.7 - No caso de interrupção da prova o seu reinício será dado com nova largada, sendo os karts reposicionados no grid de acordo com a classificação da última volta registrada e declarada pela cronometragem como sendo anterior à paralisação. Caso a equipe esteja no box o tempo de parada será analisado de acordo com a última volta válida e se necessário o tempo de parada será inserido no tempo da equipe e o kart será posicionado no grid.
6.7.1 - Se a interrupção for ocasionada por entrada de ambulância à pista, o tempo de prova será paralisado, após a situação se normalizar e com a presença da ambulância, o evento será reiniciado.
6.7.2 - Em caso de interrupção da prova por conta das condições climáticas ou adversas à organização, a prova será paralisada, porém o tempo continuará ativo. Para cada 1 (uma) hora de paralisação será removida a necessidade de uma parada obrigatória (de 07 min) para todas as equipes.
6.7.3 - Se não houver condições (climáticas ou adversas) para a disputa da prova ao atingir ao menos 75% (4:30 horas) a prova não será reiniciada e o resultado de prova será a última volta valida registrada:
a. No caso da paralisação for dentro do intervalo de 4:30 (quarto horas e trinta minutos) e 4:59 horas de prova, a equipe deve ter no mínimo 4 (quatro) paradas obrigatórias validadas;
b. No caso da paralisação for dentro do intervalo de 5 (cinco) horas e 5:29 horas de prova, a equipe deve ter no mínimo 5 (cinco) paradas obrigatórias validadas; e
c. No caso da paralisação for dentro do intervalo de 5:30 (cinco horas e trinta minutos) e 06:00 horas de prova, a equipe deve ter no mínimo 6 (seis) paradas obrigatórias validadas;

6.8 - No caso de paralisação da prova, os karts serão agrupados na reta principal, onde permanecerão até que seja autorizado o reinício da prova, não sendo permitida qualquer manutenção ou reabastecimento.
Importante: No caso de haver necessidade de manutenção no kart neste momento, esta somente poderá ser feita após o reinício da prova (salvo em situações nas quais não seja possível ligar o kart para realizar a relargada).

6.9 - No caso de bandeira vermelha, os boxes serão fechados e não será permitida a entrada de karts (karts que estavam no box na volta anterior a bandeira vermelha, terão seu tempo de parada computado de acordo com a cronometragem e serão reposicionados de acordo com a posição calculada pela cronometragem).

6.10 - Não caberá recurso contra a decisão de interrupção ou encerramento da prova.

6.11 - Em caso de quebra na pista, o piloto deve retornar ao box sem passar pelo laço da cronometragem que fica em frente ao posto de direção de prova (faixa quadriculada). O piloto deve retornar ao parque fechado pelo caminho apresentado no briefing, aguardar a conferência do peso em seu kart por um fiscal de pista, passar o sensor a outro piloto de sua equipe. Se o piloto passar pelo laço da cronometragem, (área delimitada) a equipe será penalizada em 5 (cinco) voltas.

6.12 - Em caso de paralisação, os pilotos estão proibidos de passar pelo laço da cronometragem e devem respeitar a sinalização dos comissários e diretor de prova que irão indicar o local onde devem esperar até a relargada. O não cumprimento acarretará punição de 5 (cinco) voltas.

6.13 - O piloto em hipótese alguma, poderá pular a grade que separa o público da pista e deverá seguir o trajeto apresentado no briefing, caso este item não seja cumprido, sua equipe será penalizada em 1 (uma) volta.

QUANTIDADE DE PARTICIPANTES
7.1 - O mínimo de equipes será de 25 karts para a realização da Prova. Caso não seja atingido o grid mínimo até trinta (30) dias úteis que antecedem a data da Prova, o evento será CANCELADO, e as quantias devolvidas às respectivas equipes.

CRONOMETRAGEM
8.1 - Será obrigatória para todos os pilotos a utilização do sensor de cronometragem fornecido pela organização. O sensor será colocado em uma TORNOZELEIRA que será fixada na perna direita do piloto. Essa medida é decorrente da necessidade de padronizar a aferição dos resultados.

8.2 – Se o piloto ingressar na pista sem o sensor, sua equipe perderá as voltas que não foram cronometradas.

EQUIPES
9.1 - Cada equipe poderá ser formada com o mínimo de 2 (dois) pilotos, e com o máximo de 7 (sete) pilotos.

9.2 - Será permitido que 1 (um) piloto participe de no máximo 2 (duas) equipes, devendo o piloto estar inscrito nas devidas equipes, caso contrário a equipe estará automaticamente DESCLASSIFICADA.

9.3 - As equipes devem ter em seu grupo de trabalho, pelo menos 2 (dois) auxiliares (os auxiliares estão liberados para participarem de mais de uma equipe (kart)). A identificação de cada um dos auxiliares de equipe se dará através de coletes, os coletes serão fornecidos pela organização no dia do evento, sendo entregues somente ao responsável da equipe. Será cobrado em regime de caução a quantia de R$ 50,00 reais pelo empréstimo do colete, ao efetuar a devolução do colete em condições de uso o valor integral de R$ 50,00 reais será devolvido.

9.4 - A equipe receberá 1 (uma) placa com a numeração que será usada para identificação da equipe em pista. A placa deverá ser retirada e fixada com cuidado. A fixação deverá ser realizada na gravata do kart. Avarias na placa fornecida pela organização provocadas por mau uso, acarretarão em multa de R$ 100,00 reais para a equipe. Caso a equipe opte por não realizar o pagamento, será excluída do evento. Após o evento a placa deve ser mantida no kart.

9.5 - Cada equipe terá por empréstimo 1 (uma) carenagem METALMORO que poderá ser adesivada com logos dos patrocinadores e apoiadores da equipe. A adesivagem deve seguir o padrão defino na imagem a seguir:


9.6 - É extremamente proibida a adesivagem de símbolos políticos, religiosos e que denigram a imagem de competidores, eventos, empresas, etc.

9.7 - Em caso de quebra, no qual não seja possível o retorno do kart ao Box, a equipe deverá seguir os procedimentos descritos nos itens 6.11 e 6.12. Caso o kart não seja resgatado a tempo, a equipe receberá uma carenagem reserva adesivada com os patrocinadores do evento. Na parada seguinte, a equipe deverá fazer uso da carenagem oficial da equipe. Em caso de quebra, a equipe será notificada pelo sistema de som para que possa enviar seus auxiliares para a retirada da carenagem.

9.8 - Caso não seja possível a fixação da carenagem no kart (fato comprovado pelo corpo técnico), a equipe receberá uma carenagem reserva adesivada com os patrocinadores do evento. Esta situação será analisada pelo comissário técnico responsável.

9.9 - Os adesivos serão aplicados pela organização do evento, os líderes devem enviar o projeto gráfico até 20 dias antes da prova para o e-mail contato@raracing.com.br. Caso a equipe opte por não aplicar adesivos na carenagem ou não atenda o prazo estipulado, será disponibilizada uma carenagem com adesivos dos patrocinadores do evento. O projeto base será enviado por e-mail aos chefes.

9.10 - A equipe não poderá iniciar a prova sem a carenagem ou sem aplicação de adesivos.

9.11 - É proibida a aplicação de adesivos de tamanho aleatórios (que não respeite o layout enviado) diretamente no plástico da carenagem, porém, após a aplicação dos adesivos base, é permitida a aplicação de qualquer adesivo.

LASTREAMENTO
10.1 - Peso mínimo do piloto: 90 kg (Piloto e lastros, se necessário).

10.2 - Durante a prova serão feitas quatro (4) verificações de peso: (1) na entrada do PILOTO no Box (pesagem e definição da quantidade de lastros) (2) na saída do KART do Box (verificação – quantidade de lastros); (3) na entrada do KART no Box (verificação – quantidade de lastros); e (4) na saída do PILOTO do parque fechado (conferencia do peso de entrada).

10.3 - Os pilotos abaixo deste peso deverão usar lastro. Os lastros serão fornecidos pela organização e são múltiplos de 05 kg (cinco quilos).

10.4 - Será permitido uso de lastro pessoal, no corpo. Caso o piloto opte por carregar lastro no próprio corpo, poderá fazê-lo, desde que não coloque em risco sua integridade física e dos demais participantes. O lastro corporal deve ser colocado por dentro do macacão, não será permitido lastro pessoal fora do macacão (EX: pesos de academia). Será permitido o uso de capas para banco (EX: de chumbo) como lastro. Caso o lastro pessoal caia durante a competição, o piloto estará sujeito a punição perante análise da comissão desportiva.

10.5 - Caso a organização julgue que a fixação ou localização do lastro impõe riscos aos pilotos, poderá ser descartado o uso do lastro, sendo expressamente proibida a fixação de lastros pessoais nos karts.

10.6 - É expressamente proibido que pilotos e auxiliares ENTREM no parque fechado com lastros corporais na mão, exceto capas para banco. O não cumprimento acarretará em penalização de acordo com a análise da comissão desportiva.

10.7 - O piloto deve entrar no parque fechado já com seu lastreamento pessoal pronto, não será permitido a retirada de lastro pessoal dentro do parque fechado.

10.8 - Existe um peso máximo que deverá ser respeitado através do uso de lastros em barras de chumbo. O lastro máximo permitido na estrutura do kart é de 25 (vinte e cinco) quilos, ou seja, 5 (cinco) barras de chumbo com 5 (cinco) quilos cada. O piloto deverá usar lastro próprio caso não atingir o peso mínimo do piloto.

10.9 - Haverá tolerância de até 1 kg (um quilo) a menos no peso do piloto na conferência das paradas obrigatórias.
10.9.1 - O piloto que apresentar diferença no peso maior que 1 kg (um quilo) a 1,500 kg (um quilo e quinhentas gramas) no momento da pesagem: Equipe será penalizada em 5 (cinco) voltas;
10.9.2 - O piloto que apresentar diferença no peso maior que 1,500 kg (um quilo e quinhentas gramas) no momento da pesagem: Equipe será penalizada com a desclassificação da prova;
10.9.3 - O kart que se enquadrar no Item 10.9.1 pela segunda vez, será desclassificado, juntamente com seus integrantes; e
10.9.4 - Caso seja constatada quebra no suporte do lastro do KART e que a falta de peso tenha ocorrido por conta desta situação, as penalizações não serão aplicadas caso seja constatado que a quebra não foi provocada pela equipe (integrantes).

10.10 - A responsabilidade pelo lastramento correto do kart será sempre do piloto/equipe, sem exceções, sendo recomendado que o piloto/auxiliar sempre faça a checagem do lastro antes de sair com o kart dos boxes. O não lastreamento correto será passível de punições descritas no Item 10.9 e seus subitens.

10.11 - Os lastros deverão ser colocados no kart pelo auxiliar da equipe. A retirada das barras de lastro será feita pela organização.

10.12 - Não será autorizado ao piloto que já tenha atingido o lastro de 90 kg adicionar lastramento extra proveniente das barras disponibilizadas pela organização.

PARADAS OBRIGATÓRIAS
11.1 - Todas as equipes deverão fazer no mínimo 6 (seis) paradas obrigatórias, sendo 5 voltas de sete minutos (7 min) e 1 (uma) volta de dez minutos (10 min). A entrada no box para a realização das paradas obrigatórias deve acontecer até 5:30 horas (cinco horas e trinta minutos) de prova.

11.2 - A equipe que até 5:30 horas (cinco horas e trinta minutos) de prova não ter iniciado a sexta parada obrigatória conforme Item 11.1 receberá bandeira azul com "x" vermelho, sua pontuação na prova será zerada, suas informações cronometradas não serão consideradas e o kart não poderá mais voltar à pista. A equipe deverá entrar no box em até 3 voltas, a partir da primeira aplicação da bandeira. O não cumprimento deste item acarretará na aplicação de bandeira preta (DESCLASSIFICAÇÃO).

11.3 - A cada entrada da equipe (kart) no box será obrigatória a troca de piloto e kart, além da retirada da carenagem do kart que entrou no box e a colocação da carenagem no kart que irá sair do box. O piloto substituto deverá usar o primeiro kart que estará na fila indicada pelo comissário técnico. A conferência de peso será realizada pelo comissário desportivo. Somente será liberado o kart para o próximo piloto após a apresentação da tornozeleira (sensor) e placa com o número da equipe ao comissário desportivo.

11.4 - Ao chegar no box, assim que o piloto posicionar o seu kart corretamente onde o comissário indicar, estará o piloto autorizado a se levantar e a realizar a entrega do sensor (tornozeleira) e placa a um integrante de sua equipe, após retirar o lastro do seu kart deve se dirigir ao local de saída para realizar a pesagem e registrar seu nome por meio da pulseira de identificação. Caso o piloto não respeite a indicação do comissário referente ao posicionamento do kart no box, a equipe será advertida. Em caso de reincidência desta pratica, a equipe estará sujeita a penalização de 2 (duas) voltas.

11.5 - A parada obrigatória não será considerada se o piloto não realizar o processo de pesagem descrito no Item 11.4.

11.6 - Não será permitido PARAR na pista para fazer o controle do tempo. A equipe que for flagrada será penalizada em 2 (duas) voltas.

11.7 - Sempre que for entrar no parque fechado por qualquer motivo, o piloto deverá levantar a mão para sinalizar sua intenção.

11.8 - Os karts serão abastecidos com a mesma quantidade de combustível (5 litros) e o processo será realizado pela Organização de Prova.

11.9 - Caso o kart pare na pista por falta de combustível, a equipe será penalizada com 1 (uma) volta.

11.10 - Ao final da prova cada equipe terá que ter registrada a saída do parque fechado pelos seus pilotos 6 vezes, de acordo com o Item 11.4.

11.11 - Em caso de quebra do kart, a volta que ocorreu a quebra poderá ser considerada como uma das paradas obrigatórias.

11.12 - A quantidade de lastro que o piloto deve utilizar será verificada na SAÍDA e na ENTRADA do parque fechado, pelos comissários desportivos.

EQUIPAMENTOS/PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E CUIDADOS
12.1 - Equipamento mínimo de segurança OBRIGATÓRIO:
a. Capacete (integral/com viseira) - proibido capacete MODULAR, OFF-ROAD, HÍBRIDOS, CURTOS, ABERTOS;
b. Luvas (integral);
c. Macacão(caso o piloto não possua, o kartódromo disponibiliza o aluguel);
d. Sapatilhas (calçados fechados/tênis); e
e. Balaclava (obrigatório para pilotos com cabelo comprido).

12.2 - Equipamento de segurança RECOMENDADO:
a. Protetor de costelas;
b. Colar cervical;
c. Balaclava;
d. Qualquer outro equipamento de segurança que o piloto julgue conveniente, tais como joelheiras, cotoveleiras, espumas de proteção, etc.

12.3 - Não é de responsabilidade da organização do evento, fornecer o equipamento de segurança obrigatório.

12.4 - A organização reserva o direito de impedir de participar do evento o piloto que não se apresentar com o equipamento mínimo de segurança descrito no Item 12.1.

12.5 - Os pilotos deverão ter o máximo de cuidado durante as provas ou baterias, pois caso aconteçam acidentes, deverão ser respeitadas as sinalizações com as bandeiras amarela e vermelha. O respeito a estas sinalizações e aos fiscais de pista consideram a segurança de todos os pilotos e o piloto que as desrespeitar será advertido, punido ou até mesmo desclassificado.

12.6 - Deve-se zelar pelos karts que serão usados. Não será permitido nenhum tipo de irregularidade com os karts provocada pelo piloto como batidas propositais. Se isso ocorrer, a organização aplicará as medidas cabíveis ou até mesmo a desclassificação da equipe.

12.7 - Havendo quebra de qualquer parte do kart que acarrete cobrança por parte do kartódromo, fica estabelecido que é responsabilidade do piloto que ocupou aquele kart quitar o débito correspondente.

12.8 - Durante todo o evento haverá a presença de ambulância e equipe especializada para atender qualquer ocorrência durante o evento. Em situações nas quais não haja a presença de equipe especializada o evento poderá ser postergado ou cancelado.

12.9 - A organização reserva o direito de cancelar qualquer evento nos casos de discordância comercial e/ou falta de condições de infraestrutura/equipamentos do kartódromo e condições climáticas que comprometam a segurança dos participantes. Caso ocorra, a organização se compromete a informar todos os envolvidos em tempo hábil e substituir o local por um segundo. Não havendo a possibilidade de transferir o evento para um segundo local, o evento será cancelado e a organização buscará remarcar o evento posteriormente.

12.10 - O acesso à pista será controlado, somente pessoas autorizadas pela organização da prova poderão ter acesso à pista, devendo os demais permanecer nas áreas determinadas pela organização.

12.11 - Não é permitido qualquer tipo de equipamento eletrônico ou de comunicação entre piloto e equipe. Ex: Alfano, GPS, Celulares, Rádios Comunicadores, relógios de pulso, cronometro, etc. O não cumprimento deste item acarretará na desclassificação do kart e seus integrantes.

12.12 - Para comunicação piloto e equipe, será permitida a utilização de placas, que devem ser apresentadas pelo integrante da equipe na grade de proteção da pista, ficando terminantemente proibida a entrada de membros da equipe na área de escape da pista.

12.13 - Piloto que não respeitar a área do box ao entrar com o kart em alta velocidade e tocar nos limitadores da faixa, será punido em 2 (duas) voltas.

12.14 - A ultrapassagem nos boxes só será permitida se o kart a sua frente apresentar problemas mecânicos e/ou parar, será punido em 5 (cinco) voltas, caso não seja respeitado este item.

12.15 - Caso seja verificado que piloto parou ou trancou um segundo kart na pista de rolagem dos boxes, sem que tenha existido problema mecânico, a equipe será punida em 5 (cinco) voltas.

12.16 - É expressamente proibida a fixação de qualquer objeto estranho ao capacete, exemplo: câmeras.

12.17 - A fixação de câmeras na carenagem será permitida. A fixação do equipamento será fiscalizada pela comissão técnica do evento.

12.18 - É expressamente proibida a utilização de coletes que não sejam os disponibilizados pela organização, por parte dos pilotos e equipes. Fica restringida também, a utilização de qualquer artefato vestuário por cima do macacão, leva-se em consideração que as equipes podem usar a carenagem como identificação dos seus pilotos. Caso essa conduta não seja respeitada, o piloto receberá a bandeira de box e deverá respeitar a sinalização em até 3 (três) voltas.

12.19 - É proibido acelerar/freiar o kart com a mão, seja puxando o cabo do acelerador ou diretamente no motor. Caso a organização identifique essa conduta, o piloto será advertido. Em caso de reincidência, a equipe será punida em 2 (duas) voltas e bandeira de box imediata. Em caso de rompimento do cabo do acelerador/freio, o piloto deve seguir para o box ou abandonar o kart em local seguro fora da pista.

12.20 - Os auxiliares das equipes só poderão entrar no parque fechado se estiverem vestindo o colete de identificação e SAPATOS FECHADOS, o não cumprimento deste item acarretará na proibição (entrada) ou retirada do auxiliar da área do parque fechado.

12.21 - Os auxiliares das equipes não podem utilizar nenhum equipamento eletrônico (rádio, celular, câmera fotográfica, etc.) no parque fechado, será permitido apenas que os auxiliares portem um cronometro e/ou relógio/cronógrafo de pulso. O não cumprimento deste item acarretará na proibição (entrada) ou retirada do auxiliar da área do parque fechado. A reincidência acarretará na penalização de 1 (uma) volta.

EQUIPAMENTO CHASSI/MOTOR
13.1 - Os karts utilizados nos eventos são de propriedade do kartódromo, não cabendo à organização do evento a manutenção dos mesmos.

13.2 - Casos de quebras e disparidade de tempos poderão ocorrer durante os eventos e não serão aceitas reclamações.

13.3 - Os karts que sofrerem avarias serão substituídos e/ou reparados durante o evento, podendo ser reutilizados, não havendo a opção de escolha por parte do piloto.

PENALIZAÇÕES
14.1 - Caso uma equipe receba bandeira de advertência da direção de prova, a equipe ficará sujeita a penalização em volta(s), cabendo à direção a avaliação da quantidade de voltas e/ou a aplicação desta penalização.

14.2 - DESCLASSIFICAÇÃO: a desclassificação da prova, por qualquer motivo definido em regulamento, acarretará na desclassificação dos pilotos inscritos no kart desclassificado. Desta forma, os pilotos integrantes do kart desclassificado não poderão participar do evento, mesmo que estejam inscritos em outro kart que não tenha sido desclassificado. A desclassificação impede que pilotos/kart possam voltar para a pista. No caso dos pilotos, não poderão voltar para a pista, mesmo que estejam inscritos em outro kart.
14.2.1 - Se no momento da desclassificação do KART X, o piloto inscrito neste KART X esteja em pista representando um segundo KART Y, o KART Y receberá bandeira de box, deverá entrar no box em até 3 voltas para que o piloto desclassificado deixe a competição;
14.2.2 - Se no momento da desclassificação do KART X, o piloto inscrito neste KART X esteja em pista representando um segundo KART Y, e a desclassificação ocorra dentro do periodo das 3 últimas voltas da prova, o KART Y será penalizado em 5 (cinco) voltas. Pois o KART Y não terá tempo hábil para realizar a entrada no box dentro do prazo de 3 voltas.


14.3 - É terminantemente proibida a comunicação entre Pista e Box por meio de qualquer equipamento eletrônico, seja via rádio, telefone móvel ou qualquer outro equipamento de transmissão. O descumprimento desta regra acarretará em DESCLASSIFICAÇÃO da prova, este comunicado será feito através do serviço de som do kartódromo. Será permitida apenas a comunicação via PLACAS.

14.4 - É proibida a colocação de qualquer material por parte das equipes em áreas definidas como pista, as equipes devem respeitar a grade que separa o público da pista.

14.5 - Todas as penalizações, a partir da homologação por parte da direção de prova, serão inseridas em tempo real na cronometragem da prova (durante a prova).

PREMIAÇÕES
15.1 - Ao final do evento as seguintes colocações receberão premiação:
Pos.TítuloPremiação
Primeira Colocação2 Troféus, Kit OMP (boné/luva KS4)
Segunda Colocação2 Troféus, Kit OMP (boné/luva KS4)
Terceira Colocação2 Troféus, Kit OMP (boné/luva KS4)
Quarta Colocação2 Troféus
Quinta Colocação2 Troféus
Sexto Colocação2 Troféus
Sétima Colocação2 Troféus
Oitava Colocação2 Troféus
Nona Colocação2 Troféus
10ºDécima Colocação2 Troféus

15.1.1 - Será premiada a equipe com maior peso médio entre as 15 (quinze) primeiras colocadas (1 Troféu);
15.1.2 - Será premiada a equipe que tiver computada a melhor volta durante a prova (em caso de empate, será considerada a equipe que fez a volta primeiro) (1 Troféu);
15.1.3 - Será premiada a equipe que tiver computada a volta de parada obrigatória (válida) mais próxima do ideal (00:07:000 ou 00:10:000, em caso de empate, será considerada a equipe que fez a volta primeiro) (1 Troféu);
15.1.4 - Será premiada a equipe que tiver mais votos nas redes sociais da organização (equipe preferida do público) (1 Troféu);
15.1.5 - Serão premiados os 3 (três) chefes de equipe mais bem colocados que tenham apenas 1 (um) kart atrelado ao seu CPF (1 Troféu);
15.1.6 - Serão premiadas as 3 (três) equipes melhores colocadas no grid de largada (1 Troféu para cada equipe); e
15.1.7 - A organização reserva o direito de distribuir outros prêmios no dia do evento.

15.2 - Todos os prêmios entregues nos eventos são de posse definitiva do ganhador e cada evento terá sua premiação especificada no regulamento próprio.

15.3 - A organização recomenda que os pilotos participantes da cerimônia de premiação estejam vestindo macacão de competição, ficando proibida a presença no pódio sem tal vestimenta.

15.4 - Em eventos com menos de 40 karts inscritos, a premiação base ficará limitada aos 6 (seis) primeiros colocados.

CASOS OMISSOS
16.1 - Qualquer ocorrência que não conste neste regulamento será avaliada e julgada pela comissão organizadora do evento.

ORIENTAÇÕES GERAIS
17.1 - A organização recomenda que não sejam consumidas bebidas alcoólicas pelos participantes durante os eventos. Caso seja comprovada a embriagues do participante, o mesmo será impedido de competir. Excessos dentro e fora da pista são passiveis de punição.

17.2 - Equipes e pilotos ao realizarem a inscrição atestam estar cientes e que concordam com as regras e procedimentos definidos nos regulamentos do evento.

17.3 - A comissão organizadora terá todo o direito de alterar o regulamento adicionando adendos ou mudando parágrafos, sempre visando o bom andamento do campeonato, sem prévio aviso. Os embargos auriculares serão despachados necessariamente em consenso pela comissão organizadora. Não sendo possível, sorteio.

17.4 - A organização solicita que a prioridade seja a boa convivência e esportividade entre os participantes. Nossa organização tem o intuito de aproximar todas as pessoas que gostam do esporte.

17.5 - O contato com a organização pode ser feito por meio do e-mail e telefone: contato@raracing.com.br e (48) 991-570-303.

CRONOGRAMA
SEXTA-FEIRA
HORÁRIOATIVIDADEDESCRIÇÃO
16:00 - 22:00TREINOS LIVRESAluguel de karts (indoor)
19:00 - 20:00BRIEFING ONLINECanal no Youtube

SÁBADO
HORÁRIOATIVIDADEDESCRIÇÃO
07:00 - 10:15TREINOS LIVRESFEKA (kart profissional)
10:15 - 10:25BRIEFINGFEKA (kart profissional)
10:25 - 10:30FOTO OFICIALFEKA (kart profissional)
10:30 - 10:40CLASSIFICAÇÃOFEKA (kart profissional)
10:40 - 11:00BATERIA 1FEKA (kart profissional)
11:00 - 12:20TROCA MOTORESFEKA (kart profissional)
12:30 - 12:50BATERIA 2FEKA (kart profissional)
09:00 - 12:00FOTOS PILOTOSCEKI
13:00 - 14:00CLASSIFICAÇÃOCEKI (classificação do endurance)
14:00 - 15:00FORMAÇÃO DO GRIDApenas piloto e auxiliar
15:00 - 21:00PROVAEndurance 6 Horas
21:00 - 21:30RESULTADO OFICIALAuditoria do resultado final
21:30 - 22:00PREMIAÇÃOCEKI

MAPA OPERACIONAL
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Conheça o Circuito

O kartódromo Beto Carrero foi inaugurado em dezembro de 2011, ao receber as já consagradas 500 Milhas de Kart, prova de longa duração, que conta com a participação de pilotos das principais categorias do automobilismo brasileiro e mundial.

Site:

www.kartodromobetocarrero.com.br

Telefone:

(48) 991-570-303

E-mail:

contato@raracing.com.br