SINALIZAÇÃO E BANDEIRAS

SINALIZAÇÃO E BANDEIRAS


image
Bandeira de largada
Deverá ser a bandeira nacional ou quadriculada, nas cores da bandeira nacional ou ainda bandeira verde.

Deverá ser acionada num movimento brusco, de cima para baixo, autorizando a largada dos veículos.
image
Bandeira de chegada
Deverá ser quadriculada, nas cores branca e preta.

Indicará o final da prova e deverá ser apresentada sempre agitada até que o último veículo cruze a linha de chegada.
image
Bandeira vermelha
Deverá ser apresentada imóvel ou agitada;

Indicará que todos os pilotos devem parar de competir, diminuir a velocidade e seguir procedimento descrito em regulamento.

Os veículos de socorro ou de serviço poderão estar circulando pela pista.

Deverá ser utilizada para o fechamento da pista.
image
Bandeira preta e branca
Deverá ser apresentada imóvel, acompanhada do número correspondente ao do veículo do piloto infrator.

Indicará que o piloto está sendo advertido em razão de conduta antidesportiva e deverá ser mostrada apenas uma vez.
image
Bandeira preta
Deverá ser apresentada imóvel acompanhada do número correspondente ao veículo do piloto infrator.

Indicará que o piloto está sendo excluído da prova e automaticamente da cronometragem.

O Piloto deverá se dirigir ao box em no máximo 3 (três) passagens pelo PSDP, contadas a partir da primeira apresentação da bandeira.

Se o piloto não obedecer ao comando da bandeira preta, dirigindo-se ao box no máximo em até três voltas, poderá ser excluído do evento, além da punição por multa.
image
Bandeira preta com círculo laranja
Deverá ser apresentada imóvel acompanhada do número de identificação do veículo.

Informará ao piloto que seu veículo tem problemas, e que ele deverá parar na volta seguinte, no seu box ou no parque de manutenção, quando se tratar de prova de kart.

O não atendimento da bandeira preta com círculo laranja, implicará a exclusão do conjunto piloto/veículo da prova.

A bandeira e a placa devem ser mostradas também para o box, de modo que a equipe do piloto possa tomar as devidas providências.
image
Bandeira azul com “X” vermelho
Deverá ser apresentada imóvel acompanhada do número do kart.

Indicará que o piloto deverá ir imediatamente para o parque fechado pelo fato do líder da prova estar se aproximando em condições de ultrapassagem.

Esta bandeira só será apresentada na prova/bateria final.
image
Bandeira azul
Indica ao piloto que ele será ultrapassado por um ou por vários veículos mais rápidos.

Quando apresentada imóvel, indicará que um veículo mais rápido se aproxima, e ele deverá estar atento para a iminente ultrapassagem.

Quando apresentada agitada, indicará que um veículo mais rápido está a ponto de proceder à ultrapassagem e o piloto, para quem a bandeira azul tiver sido mostrada, deverá dar passagem imediatamente, sob pena de ser punido pelos comissários desportivos.
image
Bandeira amarela com listras vermelhas
Significa falta de aderência.

Ela indicará aos pilotos que a aderência na pista deteriorou-se subitamente na zona posterior à bandeira.

A utilização mais frequente dessa bandeira destinar-se-á a sinalizar situações em que óleo lubrificante tiver sido derramado na pista.

Entretanto, ela poderá ser igualmente usada para informar aos pilotos a existência de uma poça de água grande o suficiente para provocar “aquaplaning” ou, após uma chuva localizada apenas num setor do circuito, informar que os pilotos passarão de um piso seco para um piso molhado.
image
Bandeira verde
Significa fim de alerta.

Deverá ser utilizada logo após o final da zona de perigo assinalada pela bandeira amarela ou amarela com listras vermelhas.

Circunstancialmente, poderá também indicar a partida para a volta de aquecimento, início de uma sessão de treino ou largada e relargada, por ordem do diretor de prova.
image
Bandeira branca
Indica a presença de um veículo lento e/ou veículo de serviço na pista.

Se um veículo parar na pista, mesmo sendo de serviço, as bandeiras brancas deverão ser substituídas imediatamente pelas bandeiras amarelas.
image
Bandeira amarela
Indica sinal de perigo. Um incidente ocorreu e a pista poderá estar obstruída: reduza a velocidade e fique preparado para de desviar de um perigo.

O motivo dessa sinalização poderá ser temporário ou definitivo.

Qualquer que for o caráter de uma situação de perigo, ele será indicado por essa bandeira.

A sua apresentação de forma agitada indicará que a tal situação existe no setor imediatamente seguinte ao posto em que estiver sendo mostrada.

Quando necessário, os pilotos deverão ser instruídos com as mãos ou com bandeiras, de modo que se mantenham no lado da pista que não estiver obstruído.

Os pilotos deverão, imediatamente após terem passado por uma bandeira amarela, apresentada imóvel ou agitada, manter suas respectivas posições e não fazer manobras de ultrapassagem, senão depois de terem transposto a ocorrencia.
Contato

Envie-nos um Email

Endereço

Conheça o Circuito

O kartódromo Beto Carrero foi inaugurado em dezembro de 2011, ao receber as já consagradas 500 Milhas de Kart, prova de longa duração, que conta com a participação de pilotos das principais categorias do automobilismo brasileiro e mundial.

Site:

www.kartodromobetocarrero.com.br

Telefone:

(48) 999-466-111

E-mail:

contato@raracing.com.br