SINALIZAÇÃO E BANDEIRAS
SINALIZAÇÃO E BANDEIRAS
Bandeira de largada
Deverá ser acionada num movimento brusco, de cima para baixo, autorizando a largada dos veículos.
Bandeira de chegada
Indicará o final da prova e deverá ser apresentada sempre agitada até que o último veículo cruze a linha de chegada.
Bandeira vermelha
Indicará que todos os pilotos devem parar de competir, diminuir a velocidade e seguir procedimento descrito em regulamento.
Os veículos de socorro ou de serviço poderão estar circulando pela pista.
Deverá ser utilizada para o fechamento da pista.
Bandeira preta e branca
Indicará que o piloto está sendo advertido em razão de conduta antidesportiva e deverá ser mostrada apenas uma vez.
Bandeira preta
Indicará que o piloto está sendo excluído da prova e automaticamente da cronometragem.
Indicará que o piloto deverá ir imediatamente para o parque fechado.
Se o piloto não obedecer ao comando da bandeira preta, dirigindo-se ao parque fechado no máximo em até três voltas, poderá ser excluído do evento, além da punição por multa.
Bandeira preta com círculo laranja
Informará ao piloto que seu veículo tem problemas, e que ele deverá parar na volta seguinte, no seu box ou no parque de manutenção, quando se tratar de prova de kart.
O não atendimento, da bandeira preta com círculo laranja, implicará a exclusão do conjunto piloto/veículo da prova.
A bandeira e a placa devem ser mostradas também para o box, de modo que a equipe do piloto possa tomar as devidas providências.
Bandeira azul com “X” vermelho
Indicará que o piloto deverá ir imediatamente para o parque fechado por conta de critérios definidos no regulamento da prova.
Esta bandeira será apresentada em momento definido em regulamento.
Se o piloto não obedecer ao comando da bandeira, dirigindo-se ao parque fechado no máximo em até três voltas, poderá ser excluído do evento, além da punição por multa.
Bandeira azul
Quando apresentada imóvel, indicará que um veículo mais rápido se aproxima, e ele deverá estar atento para a iminente ultrapassagem.
Quando apresentada agitada, indicará que um veículo mais rápido está a ponto de proceder à ultrapassagem e o piloto, para quem a bandeira azul tiver sido mostrada, deverá dar passagem imediatamente, sob pena de ser punido pelos comissários desportivos.
Bandeira amarela com listras vermelhas
Ela indicará aos pilotos que a aderência na pista deteriorou-se subitamente na zona posterior à bandeira.
A utilização mais frequente dessa bandeira destinar-se-á a sinalizar situações em que óleo lubrificante tiver sido derramado na pista.
Entretanto, ela poderá ser igualmente usada para informar aos pilotos a existência de uma poça de água grande o suficiente para provocar “aquaplaning” ou, após uma chuva localizada apenas num setor do circuito, informar que os pilotos passarão de um piso seco para um piso molhado.
Bandeira verde
Deverá ser utilizada logo após o final da zona de perigo assinalada pela bandeira amarela ou amarela com listras vermelhas.
Circunstancialmente, poderá também indicar a partida para a volta de aquecimento, início de uma sessão de treino ou largada e relargada, por ordem do diretor de prova.
Bandeira branca
Se um veículo parar na pista, mesmo sendo de serviço, as bandeiras brancas deverão ser substituídas imediatamente pelas bandeiras amarelas.
Bandeira amarela
O motivo dessa sinalização poderá ser temporário ou definitivo.
Qualquer que for, o caráter de uma situação de perigo, ele será indicado por essa bandeira.
A sua apresentação de forma agitada indicará que a tal situação existe no setor imediatamente seguinte ao posto em que estiver sendo mostrada.
Quando necessário, os pilotos deverão ser instruídos com as mãos ou com bandeiras, de modo que se mantenham no lado da pista que não estiver obstruído.
Os pilotos deverão, imediatamente após terem passado por uma bandeira amarela, apresentada imóvel ou agitada, manter suas respectivas posições e não fazer manobras de ultrapassagem, senão depois de terem transposto a ocorrência.